terça-feira, 21 de janeiro de 2014

as flores e seus perfumes

Flores e os agentes polinizadores
Flores e os agentes polinizadores
O perfume das flores é uma característica de sua evolução e serve para auxiliá-las em sua sobrevivência. É produzido por tecidos glandulares localizados nas pétalas ou na sépala, os quais liberam pequenas quantidades de óleos voláteis (usados como notas em diversos perfumes e aromatizantes). O aroma atrai agentes polinizadores como abelhas, borboletas, vespas e outros insetos que buscam por alimentos e carregam o pólen para outras flores, fecundando-as.
Confira a seguir algumas das mais perfumadas flores e curiosidades sobre elas:

Gardênia

Gardênia
Gardênia
É um arbusto ornamental que pode chegar até 2 m de altura. Tem lindas flores brancas de perfume doce e acentuado, que florescem entre o meio da primavera e o início do verão. Precisa de sol pleno, solo fértil levemente ácido e regas regulares.

Manacá

Manacá
Manacá
Também é um arbusto que pode atingir até 3 m e floresce durante a primavera e o verão com flores brancas e lilases. Tem boa tolerância ao frio e precisa de radiação solar direta. Além de ser um arbusto decorativo ideal para jardinagem, suas flores têm um perfume inconfundível que se acentua com o fim da tarde.

Jasmim

Jasmim
Jasmim
Existem diversos tipos de jasmim, porém as mais comuns são as trepadeiras com flores brancas e perfume suavemente adocicado. Essa flor pode ser cultivada em vasos ou canteiros e precisa de sombra e leve radiação solar.

Lavanda ou alfazema

Lavanda
Lavanda
É um pequeno arbusto perene com flores roxas delicadas e de suave aroma. Seu perfume é muito popular e utilizado na fabricação de diversos cosméticos. Precisa de solo aerado e clima temperado para melhor adaptação.

Dama-da-noite

Dama-da-noite
Dama-da-noite
É um arbusto que pode atingir até 3 m e pode ser tratado como trepadeira por meio de podas. Tem uma linda floração que começa na primavera e se estende até o verão. Seu perfume é considerado o mais forte entre as flores e é liberado com maior intensidade à noite. Precisa de sol pleno ou meia sombra, com solo fértil e regas constantes.

Camélia

Camélia
Camélia
Floresce em árvores que podem chegar a 15 m de altura e pode ter flores rosas ou brancas, de perfume suave. Prefere climas amenos e precisa de solo profundo e fértil e radiação solar (mas não tolera temperaturas muito altas). Sua floração acontece no outono vai até o inverno.
Seja na forma de árvores, arbustos ou trepadeiras, essas flores encantam com sua beleza e perfume e são ideais para quem busca um jardim bonito e perfumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário