terça-feira, 21 de janeiro de 2014

um pouco mais sobre as orquideas

As flores são frutos encantadores que a natureza nos oferece como presente. Cada perfume, cor e forma fazem delas sinônimos de beleza e charme como nenhuma outra planta do reino vegetal. Dentre as que mais se destacam, as orquídeas são as que mais chamam à atenção por sua beleza única e variedade: Existem mais de 35 mil espécies de orquídeas com aproximadamente 600 do mesmo gênero, podendo ser encontrada em vários lugares do globo terrestre.
Orquidea lilás
Orquidea lilás
Ela é, sem dúvida, uma mistura de encanto e elegância. Os cuidados com a planta devem ser feitos de forma única, entendendo-se sua estrutura e seus variados tipos para o cultivo e adubação. Na natureza, é possível encontrarmos as orquídeas Eurystyles cujas flores são pequenas e medem 2 mm, como também as Selenipedium cujas hastes florais passam dos 4 metros. Diante disto, percebe-se que os cuidados jamais devem ser os mesmos de uma espécie para outra, mas em conformidade com cada espécie.
Com relação à temperatura, entre as mais de 30 mil espécies, há apenas dois tipos de orquídeas: As que conseguem suportar temperaturas abaixo de 15ºC e as que podem suportar temperaturas noturnas de até 7°C. A temperatura mais adequada no desenvolvimento da planta é algo em torno de 25°C a 28°C, isso ajuda a manter toda a estrutura da planta.
As orquídeas são, em sua maioria, epífitas, ou seja, elas crescem “apoiando-se” em outras plantas para receberem mais luze não servir de parasitas para outros vegetais. Possuem raízes com uma estrutura chamada “velame” onde passa a envolver a planta hospedeira para sua própria sustentação. Elas costumam ter ótimo aroma que nos lembra um bom perfume de frutas.
Sua beleza, elegância e charme combinam com sua estrutura muito resistente. Atrelado a isto, a orquídea tem em suas principais características, seus inúmeros formatos, cores e tamanhos, fazendo-a uma planta altamente ornamental para diversos tipos de ambiente. As cores fortes de algumas espécies fornecem vida a diversos ambientes nos quais são cultivadas.
Orquídeas
Orquídeas verdes e amarelas
As flores de orquídeas brotam e desabrocham algumas vezes durante o ano e logo após, murcham e caem. Algo importante de ser lembrado é que as flores não devem ser cortadas quando começarem a murchar. Isso pode causar, posteriormente, alguns problemas como fungos, bactérias e infecções. O ideal é deixá-la agir de forma natural, pois quando a flor cair, recomeça-se todo o processo de floração. Enfatizamos que as orquídeas do gênero Phalaenopsis, conseguem se manter floridas por vários meses, desde que não expostas ao sol excessivo e cultivadas em ambientes frescos.
Como quase 90% das orquídeas são epífitas, recomenda-se obter instruções, quanto aos cuidados, com o próprio vendedor da planta para não prejudicar o seu desenvolvimento. Aproveitando, seguem algumas dicas:
  • Evite plantar a orquídea diretamente na terra;
  • Aplique adubo orgânico de pó de osso;
  • Cultive-a em locais com iluminação adequada e sem sol intenso.
Seguindo essas dicas, sua planta terá beleza e vida.
Orquídea é uma planta altamente recomendada tanta para o cultivo quanto para presentear alguém especial em datas especiais como o dia do aniversário de seu amor, dia dos namorados e inclusive odia das mães. Devido à enorme variedade, escolha a que mais combina com o destinatário do presente.
Orquídeas amarelas
Orquídeas amarelas
Está enganado quem pensa que apenas mulher gosta de receber flores; muitos homens também gostam de receber flores e são encantados com o charme delas. Fique sabendo também que muitas mulheres não desejam ser presenteadas com orquídeas apenas por questão sentimental, mas também por apreciação da majestade desta planta e suas flores.
Conhecer o mundo das orquídeas é tão necessário quanto conhecer a vida. Adentrar no mundo maravilhoso dessa planta é algo recomendado para quem deseja oferecer um presente inovador e criativo. Portanto, uma orquídea linda e florida soa muito mais elegante e amoroso que qualquer presente tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário