terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lambari!

Apesar do título do post remeter a um peixinho…vou falar é de uma plantinha mesmo...hehehe...!!! Escolhi escrever hoje sobre uma forração que é muito usada no paisagismo.

O lambari é uma herbácea prostada, suculenta, muito rústica e que alcança de 15 a 25cm de altura. Sua folhagem é muito ornamental, com folhas verde-arroxeadas, com duas faixas prateadas brilhantes na face de cima e roxas na face de baixo.

As flores são de cor rosa-arroxeada, pequenas e pouco vistosas..sem valor ornamental.

Pelo seu aspecto compacto, pequeno porte e adaptação à sombra, o lambari torna-se uma excelente forração para situações de sombra e meia-sombra, onde dificilmente os gramados vingam, como sob a copa de árvores e outros locais cobertos. Seu plantio em vasos, jardineiras e cestas suspensas também é muito apreciado, evidenciando sua bela folhagem pendente. Nestes casos, adubações leves e regas frequentes estimulam seu crescimento vistoso.

Não tolera baixas temperaturas, sendo indicada apenas para regiões mais quentes. E uma informação importante: como o lambari de propaga com certa facilidade, pode escapar ao cultivo e se tornar invasiva.

Nome CientíficoTradescantia zebrina / Origem: México











Nenhum comentário:

Postar um comentário