terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Laranjinha na ornamentação

LARANJINHA KINKAN…!!!


Se você quer uma espécie ornamental para colorir o seu jardim e ainda aproveitar os seus frutos... a Laranjinha-Kinkan é uma ótima opção.

As laranjinhas brotam o tempo todo... o que faz sua safra durar todo o ano. O uso desse espécie e dos cítricos em geral ainda é pequeno no paisagismo, comparado a reputação de uma jabuticabeira... ou pitangueira ou uma romãzeira. Cultivá-los é até mais divertido. Eles resistem bravamente a ventos fortes e dão frutos o ano inteiro. O melhor é que podem habitar varandas de apartamento.

A Kinkan (também chamada de “Laranja de Ouro”) não é exatamente uma laranja (apesar de assim ser chamada). A espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus (que inclui laranjas e tangerinas, entre outras). A Kinkan apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos, a casca mais fácil de digerir e a proporção entre teores de açúcar e grau de acidez.

Alguns chefes de cozinha consideram as características dessa espécie muito interessantes para criações gastronômicas. Segundo Steven Kerlo, chef de restaurante em São Paulo, "é possível usá-la em molhos ácidos, que equilibram o sabor de pratos com carnes gordurosas ou aves de caça. Como é colocada inteira, com casca e tudo, o efeito visual é bonito”.

Acredita-se que a “Laranja de Ouro” chegou ao Brasil com a primeira leva de imigrantes japoneses. Mas os portugueses já conheciam a fruta na época do Brasil Colonial - há registros do século 17 - em que missionários portugueses na China descrevem a fruta. Seja como for, é nas áreas onde os japoneses se estabeleceram que a Kinkan é mais cultivada. No Brasil, as principais regiões produtoras ficam em São Paulo.

Degustar a Kinkan em forma de caldas, molhos ou compotas é o mais comum no Brasil. Os japoneses a consomem mais "in natura", com casca e tudo. No Japão, onde a maioria das frutas custa muito caro, a Kinkan é barata e muito popular. Diz a lenda que é uma fruta que traz felicidade.

Além de felicidade, pode trazer saúde. A Kinkan é rica em vitamina C , cálcio, potássio e boa fonte de vitamina A, fósforo e outros micronutrientes.

Nome científico: Fortunella margarita / Origem: Ásia

Detalhe das flores

Compondo o paisagismo da varanda

Foto da casa da mamãe

Foto da casa da mamãe

Detalhe dos frutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário