terça-feira, 21 de janeiro de 2014

as flores e suas propriedades medicinais

As flores, que alegram os ambientes e jardins com seu colorido e vitalidade, também podem ter fins medicinais e serem usadas para tratar alguns males. O hábito de utilizar plantas e flores para tratar um grande número de doenças é milenar e se mantém até os dias atuais. As aplicações dos fitoterápicos – tratamento mediante o uso de plantas – e suas propriedades são diversas, alguns são calmantes, enquanto outros possuem efeitos cicatrizantes e analgésicos.
Amor-Perfeito
Flor Amor-Perfeito
Para curar os enjoos, tratar infecções e aliviar a dor de cabeça, uma flor muito utilizada é o amor-perfeito. O uso desta flor, de origem europeia, na medicina começou na Grécia antiga e seu povo atribuía a ela a libertação de sentimentos maus como ódio e raiva. Geralmente é utilizado em forma de chá ou com compressas embebidas com as flores fervidas.
Jasmim
Flor Jasmim
jasmim pode ajudar no combate à depressão e tratar problemas relativos ao útero e ovários. O chá, feito com suas flores, é muito difundido entre os povos orientais, principalmente chineses e árabes. A rosa, por sua vez, é conhecida por auxiliar na digestão e ter efeito calmante.
Gerânio
Flor Gerânio
Outras flores possuem propriedades para tratar ou amenizar problemas relacionados à pele. O gerâniotem como principal característica o seu poder cicatrizante. Esta flor, oriunda da África do Sul, é um dos componentes de produtos cosméticos porque deixa a pele mais saudável e macia e é sempre aplicado em forma de óleo.
Calêndula
Calêndula
Uma flor também bastante utilizada no mercado dos cosméticos é a calêndula. Além de ser utilizada para o tratamento de alergias, essa flor ajuda a prevenir problemas do útero e inflamações na garganta. Ministrada nas formas de pomada e unguentos, a calêndula ficou conhecida nos tratamentos a guerreiros europeus e feridos de guerras dos Estados Unidos no século XIX.

Hibisco
Hibisco
Há outras propriedades que são atribuídas às flores. Para curar problemas da bexiga e do trato urinário, a flor de abobrinha é a mais recomendada entre os fitoterápicos. Já a capuchinha é fonte de vitamina C e carotenoides e combate o escorbuto. Mas de todas as flores, uma das que apresenta propriedades mais completas é o hibisco. Beber o chá regularmente é indicado para baixar a pressão arterial, controlar o diabetes e reduzir o colesterol. Ele ainda auxilia no tratamento de doenças nervosas, câncer e doenças cardíacas, além de funcionar como diurético e ter um leve efeito laxante.
As flores também são matéria-prima para um fitoterápico muito utilizado atualmente, os florais de Bach. Os florais, descobertos pelo britânico Edward Bach, são essências que tratam problemas emocionais como depressão, estresse, obsessões, medo e desespero. Essas gotinhas são holísticas, ou seja, cuidam da mente e do corpo e ajudam a manter a estabilidade emocional. A variedade de medicamentos feitos à base de flores é grande, mas é necessária sempre uma recomendação médica para fazer uso de qualquer fitoterápico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário