terça-feira, 21 de janeiro de 2014

flores de inverno

Não é apenas na primavera que se pode apreciar o desabrochar das flores. Algumas espécies se desenvolvem melhor em temperaturas mais baixas. Por isso, é possível apreciar belos exemplares de flores mesmo nos dias mais frios do ano. Uma boa alternativa para manter a casa colorida e perfumada nesta época é montar um jardim de inverno. Organizar esse tipo de espaço não é difícil, basta planejar com antecedência o plantio das flores e seguir algumas recomendações para conservá-las vivas durante toda a estação.
Amor Perfeito Amarelo
Amor Perfeito Amarelo
O período entre a semeadura e o início da floração costuma durar cerca de 60 dias, por isso é preciso começar a semear as espécies nos meses de abril e maio. Para obter um melhor resultado, cultive primeiro as mudas, para fortalecer as raízes, e depois faça o plantio no local definitivo. A semeadura pode ser feita em canteiros, caixotes ou vasos com terra vegetal de qualidade, irrigação adequada e boa drenagem.
Há uma grande variedade de flores que resistem bem às baixas temperaturas. O amor-perfeito gosta do clima mais frio e aguenta inclusive as geadas. Os cíclames se adaptam a temperaturas reduzidas e resistem bem até cinco graus. O Kalanchoe, flor de origem africana, começa sua floração no inverno e a mantém até o fim da primavera. Boca-de-leão, flox, prímula e petúnia também são boas opções para formar um colorido jardim no inverno.
Kalanchoe
Kalanchoe
Para as áreas externas, plantas como as hortênsias e azaleias são muito recomendadas. A azaleia, que pode ser cor-de-rosa ou branca, vive sob o sol direto ou meia-sombra e floresce nos meses mais frios do ano. Já a hortênsia, também chamada de rosa do Japão, pode ser usada para compor grandes arbustos no quintal ou na frente da casa. Essas espécies gostam do clima frio e são vistas com frequência em regiões serranas.
Algumas técnicas podem ser adotadas para prolongar a vida de todas estas flores de inverno, principalmente as que são plantadas em ambientes externos. A irrigação, por exemplo, deve ser feita com mais frequência, já que esta estação costuma ser mais seca. Outra dica é proteger o pé das flores mais sensíveis com compostos orgânicos, como lascas de madeira ou musgos ornamentais, para evitar a perda de calor.
Hortênsias
Hortênsias
Outro detalhe importante é a poda, que não deve ser feita em plantas que vão florir no inverno ou no início da primavera para não prejudicar o desenvolvimento das flores. Nesses casos, o ideal é apenas remover folhas e galhos secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário