terça-feira, 28 de janeiro de 2014

couve manteiga

A couve manteiga é mais conhecida pelos brasileiros por acompanhar a tradicional feijoada. O que muitos não sabem é que essa verdura possui nutrientes poderosos e essenciais para o bom funcionamento do organismo. O nutricionista Fernando Lamarca recomenda a inclusão de couve no cardápio semanal para ter uma alimentação saudável. Ele ainda ressalta que “por ser um alimento de fácil cultivo, pode ser encontrado o ano inteiro”.
Diferença entre couve crua e couve refogada
Fonte: Tabela TACO 2011
Entre os nutrientes oferecidos pela verdura estão: o cálcio, a fibra alimentar, o potássio, a vitamina C e o ferro. As versões refogada e a crua são as mais comuns. Fernando explica que a forma de preparo pode influenciar na quantidade calorias e nutrientes: “para perda de peso, o mais indicado seria a ingestão da couve manteiga crua, já que é menos calórica”. Na tabela ao lado, é possível conferir a diferença entre a refogada e a crua.
Além disso, o nutricionista revela que a couve é uma ótima opção para prevenir o desenvolvimento de osteoporose, tratar anemia, estimular o funcionamento do intestino e controlar a diabetes. “A couve manteiga pode contribuir para um melhor controle da glicemia e na diminuição dos níveis de colesterol”, conclui.
 Como comprar
O Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças (Cnph) descreve a couve ideal como sendo aquela que está com aspecto de produto fresco, sem manchas escuras ou amarelas, sem sinais de murcha e com os talos firmes.
 Conserve corretamente
A couve tem um tempo de vida útil muito curto. Para conservar esta verdura em temperatura ambiente, é necessário deixar os talos em uma vasilha com água ou dentro de um saco plástico aberto, em um ambiente fresco. Já na geladeira, a couve deve ser mantida em um saco plástico ou vasilhame fechado. Isso faz com que a verdura dure entre três dias e uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário