A sua verdadeira origem ninguém sabe ao certo, mas desde a antiguidade os pátios são elementos presentes nas construções. Na Mesopotâmia as casas particulares reproduziam em menor escala a forma dos templos e palácios, com pátios internos e muralhas. Na Baixa idade Média, os pátiostinham jardins e fontes. Para os Mouros as casas tinham terraços, pátios interiores e eram caiadas de branco.
Ainda muito comuns na Europa, os pátios são pouco vistos ou utilizados no Brasil.
Quando bem planejados, são muito aconchegantes e convidativos. Uma forma de apreciar a área verde é determinar no projeto os espaços que poderão ser vistos de dentro da casa para plantar flores e espécies com folhagens coloridas.
Um pátio comum, sem charme e utilidade, pode ser transformado em uma área útil para relaxar após o trabalho: como um oásis com densa vegetação ou espaço de estar moderno. Você pode usar vasos grandes com flores em terraços centrais e não descarte a opção de ter um gramado que poderá dar ao espaço uma sensação de plano aberto. Com a instalação de uma cobertura pode-se criar uma pequena área de estar externa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário