Essa é uma grama que na verdade não é grama...!!! Como assim?! Essa menina tá ficando doida?! Ainda não...hehe...!!! É o seguinte, embora leve a palavra grama no nome, essa espécie é muito utilizada na forração de jardins, mas não são gramíneas uma vez que não suportam o pisoteio.
Muito rústica, ela se propaga facilmente e ajuda a integrar o conjunto do paisagismo. Embora não seja resistente ao pisoteio, possui rápido rebrote e dispensa podas periódicas. A grama amendoim, é uma espécie bastante ornamental e se adapta ao clima de todas as regiões do país, desde que não ocorram geadas. Suas folhas verde escuras apresentam formato oval e nascem em pares. Acima delas, salpicam pequenas flores amarelas durante toda a primavera e o verão.
Além da beleza delicada, a espécie apresenta raízes profundas (de 10cm) e entrelaçada, que evitam a erosão do solo. Essa característica torna a grama amendoim ideal para taludes. Além disso, o sistema radicular da planta produz seu próprio nitrogênio, nutriente essencial para a formação das folhas. Assim só é preciso adubar a planta se quiser estimular sua floração, com NPK 4-14-8.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra e em solo fértil.
Uma curiosidade sobre essa espécie: ela é uma leguminosa parente do amendoim...daí surgiu seu nome popular.
Nome Científico: Arachis repens / Origem: Brasil
Detalhe das folhas e flores
Acompanhando o talude e a escada
Como bordadura do espelho d'água
Nenhum comentário:
Postar um comentário