Origem
As azaleias são flores originárias do continente asiático. Elas são facilmente encontradas em países como a China e o Japão, locais de inverno rigoroso e que acabaram sendo os responsáveis por algumas das características mais atraentes dessa planta. Uma dessas características é que ela pode atingir até 2 metros de altura e apresenta um ciclo perene, florescendo justamente durante a estação mais fria, enquanto outros tipos de flores estão em repouso ou se preparando para a próxima floração.
Características
Por ser uma flor acostumada a condições climáticas adversas, a azaleia tem grande resistência. Ela se adapta a vários tipos de solo e pode ser cultivada tanto com exposição solar direta quanto à meia sombra. As azaleias podem ser encontradas naturalmente nas cores roxa, branca e rosa, mas determinadas técnicas de cultivo têm criado diferentes matizes dessas três cores, aumentando o número de opções disponíveis na floricultura. Suas pétalas podem ser simples, com dobras ou listradas, mesclando as cores mais comuns para essa planta.
Significado
Na China, as azaleias são o símbolo da feminilidade, por trazerem algum colorido a uma estação geralmente cinzenta. O significado das flores de azaleia está ainda ligado à felicidade e à elegância, embora cores diferentes também apresentem diferentes associações. A azaleia branca, por exemplo, significa romance, enquanto a rosa significa amor à natureza.
Como cultivar
As azaleias podem ser cultivadas tanto em canteiros quanto dentro de casa, sendo essa versatilidade uma das principais razões para a sua popularidade. Especialistas no seu cultivo recomendam usar uma mistura de terra de jardim, areia e composto orgânico no solo em que ela será plantada. Usando um copo como medida para encher um vaso, por exemplo, deve-se usar duas medidas de terra comum, uma medida de areia e outra de composto.
Para melhores resultados e uma floração mais vigorosa, recomenda-se plantar as estacas de azaleia no outono. A rega deve ser feita sempre que a terra estiver seca, tomando cuidado para não tocar as flores no vaso. O vaso deve ser mantido em locais claros e arejados, pois as azaleias gostam de receber luz solar direta. Em locais de clima mais ameno, a planta deve ficar exposta ao sol por pelo menos 4 horas diárias.
Para garantir novas florações, basta fazer a poda. Já a adubação vai depender da espécie da planta: algumas exigem produtos químicos ricos em fósforo, outras preferem adubos que diminuam a acidez do solo.
Curiosidade
As azaleias são consideradas as flores símbolo da cidade de São Paulo. De fato, elas podem ser encontradas nos canteiros da capital paulista, resistindo bastante à turbulência local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário