Na cultura popular, as bromélias são plantas hospedeiras, ou epífitas, que vivem de tirar o sustento de outras plantas. Mas nada estaria mais longe da verdade: apesar dessas plantas realmente se apoiarem ou parecerem se apoiar em outras, elas apenas buscam um pouco mais de luz e ventilação, sem se comportarem como parasitas. A prova disso é que algumas espécies são terrestres, e usam pedras para alcançarem maior luminosidade.
Entretanto essas plantas são tidas como algumas das mais adaptáveis que se conhece, pois podem crescer em ambientes bastantes inóspitos, que certamente matariam outras plantas.
As bromélias são da família das bromeliáceas e são plantas típicas de um dos ecossistemas mais ricos do planeta: a Mata Atlântica. A maioria das mais de três mil espécies conhecidas é nativa das Américas. Curiosamente, as bromélias vêm da mesma família do abacaxi. A sua aparência é, de fato, a da fruta tropical, só que toda colorida.
As flores dessa planta crescem nos galhos da árvore, e quase não possuem caule. Elas têm que aproveitar o máximo da luz do sol que puderem, pois a Mata Atlântica é conhecida por ser uma floresta fechada, com árvores bem juntas. As suas flores são conhecidas pela sua beleza e variedade de cores. As suas pétalas têm um aspecto de lâminas, como se fossem as espinhas do abacaxi, e podem florir em tons de azul, roxo, laranja ou vermelho. Uma única árvore pode conter mais de 500 bromélias de cada vez. Elas podem durar de dois a três meses, e costumam aparecer somente uma vez por ano, durante o inverno. A sua adaptabilidade é um dos seus grandes atrativos na decoração de ambientes: elas são consideradas perfeitas para o cultivo dentro de casa ou em outros ambientes fechados.
As bromélias encantam com a sua beleza exótica. Elas são perfeitas também para presentear o ser amado no Dia dos Namorados, e servem tanto para homens quanto para mulheres. Essas flores têm sido algumas das mais procuradas nas floriculturas atualmente. Nas lojas especializadas, elas podem ser encontradas em arranjos unitários, em duos ou em trios, dispostas em vasinhos de plástico, barro ou madeira, para serem levadas até o seu destinatário.
Alguns especialistas afirmam, no entanto, que alguns cuidados especiais devem ser tomados na hora de cuidar dessa planta. As suas pétalas podem acumular uma grande quantidade de água, que por sua vez pode servir de habitat para uma série de espécies animais. Algumas delas podem ser nocivas ao homem, transmitindo doenças graves como a malária ou a dengue. Para evitar que as bromélias atraiam esses bichinhos, é recomendado secar as flores e usar inseticidas de teor mais fraco. Apesar de resistentes, as bromélias também podem ser bastante sensíveis a estes químicos e podem não resistir à sua ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário