A flor de cerejeira, chamada no Japão de “sakura”, encanta a muitas pessoas com suas delicadas pétalas rosadas e seu significado repleto de simbolismo, envolvendo flores e curiosidades.
Uma das explicações para a sua origem afirma que a princesa Konohana Sakuya Hime, teria caído do céu próxima ao monte Fuji, transformando-se na bela flor. Outra crença atribuída ao surgimento da cerejeira está ligada à cultura do arroz, afinal, “Kura” significa “depósito para guardar arroz”. O alimento é a base da culinária japonesa e, assim como a flor, também é considerado uma dádiva.
Independentemente das lendas, a flor de cerejeira é objeto de adoração do povo japonês, que espera ansiosamente pelo mês de março, início da primavera, para festejar o “Hanami” ou “apreciação das flores”. A florada dura em média três dias e os japoneses aproveitam esse período para ver as flores, fazer piquenique, dançar e cantar à sombra das árvores, como uma tradição oriental. O Hanami é um acontecimento nacional que mobiliza milhões de japoneses atentos à previsão do tempo para tentar adivinhar em quais dias se dará a florada da cerejeira.
A efemeridade da florada também deu origem à outra lenda ligada aos samurais. Muitos comparam o pouco tempo que a flor sobrevive à breve vida dos guerreiros orientais, que estavam sempre dispostos a morrer por seus mestres.
Por todos os seus simbolismos, a florada da cerejeira não é apreciada apenas no Japão. No Brasil, também é possível cultivar a espécie, cuja árvore pode chegar à altura de 10 m. A cerejeira deve ser plantada em uma área com sol pleno ou à meia-sombra e em solo neutro, com boa drenagem e irrigação regular. Por ser uma árvore decídua, ela perde as folhas em uma determinada época do ano e para oferecer uma florada robusta precisa ser cultivada em uma região cujas estações sejam bem definidas.
Se o cultivo for feito de forma isolada, a planta certamente apresentará uma florada com melhores resultados. Entretanto, quando plantada em conjunto forma pequenos bosques ou corredores compridos, criando um visual semelhante ao dos parques do Japão.
No Brasil, os primeiros exemplares de cerejeira foram plantados no início do século XX por iniciativa do povo japonês, que presenteou várias nações com as mudas, como prova de amizade. Por esse motivo, a cerejeira também simboliza fraternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário