O que você sabe sobre as plantas carnívoras? Essas espécies instigam muitas pessoas e de fato carregam várias curiosidades. Confira algumas delas:
- São chamadas assim porque atraem pequenos animais. Entre eles, insetos, aracnídeos e, acredite, anfíbios, répteis e aves. Estes, quando capturados, são digeridos por meio de enzimas digestivas, que dissolvem as presas em partículas minúsculas para serem absorvidas pelas folhas.
- são encontradas na faixa tropical do planeta, sendo que, na Austrália, nas Américas e no Sudeste Asiático, ocorre grande biodiversidade.
- Já foram identificadas mais de 600 espécies. No Brasil, são 80 e elas estão concentradas na Bahia, Goiás e Minas Gerais.
Conheça algumas espécies:
Sarracênia – Sarracenia spp
Lembra um pequeno cálice e apresenta uma substancia pegajosa no seu interior. Dissolve o corpo dos insetos de forma muito lenta e os transforma em uma sopa, que é absorvida pelas folhas.
Dionéia – Dionaea muscipula
Possui um néctar adocicado que atrai os insetos e pelos sensíveis em seu interior que, quando esses seres pousam ou encostam neles fazem as folhas fecharem e exprimirem os insetos.
Orvalinhas – Drosera
As folhas dessa planta são cobertas de pelos especiais, que apresentam gotas “pegajosas” em suas pontas, líquido este que atrai os insetos e os prende assim que repousam sobre as folhas.
A Darlingtonia e Heliamphora
Não produzem as enzimas que ajudam a digerir as presas. Para isso, dependem da ação dos fungos e das bactérias. Esse processo de absorção de nutrientes é muito mais lento. Suas folhas, ascídios na verdade, que confirmam que são espécies carnívoras.
Mais curiosidades
As plantas do gênero Nepenthes são as que têm armadilhas maiores e podem atingir aproximadamente meio metro de altura. Além disso, são capazes de armazenar até 5 litros de agua. Elas capturam com frequência presas consideravelmente grandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário