Apesar do passado desconhecido, visto que não se pode afirmar com exatidão o local de surgimento dessa flor, as margaridas se disseminaram amplamente por todo o mundo e podem ser encontradas com facilidade em jardins, decorações e arranjos, tornando-se bastante populares.
No entanto existem relatos da presença da planta na Idade Média em uma brincadeira que persiste até os dias atuais: desfolhar a margarida pétala a pétala para descobrir se uma pessoa ainda ama você ou não. A resposta se dará na última pétala da flor, que, por esse motivo, ganhou o apelido de “malmequer, bem-me-quer”.
Com cores vivas, essas flores são muito resistentes, contrariando a aparência frágil. As margaridasapresentam mais de 20 mil espécies que variam amplamente de tamanho e tons, sendo a mais conhecida a de cor branca com o miolo amarelo.
Por florescer o ano todo, se bem cultivada, as margaridas são muito utilizadas em buquês de flores evasos, pois conseguem se manter bonitas por muito mais tempo. No entanto, mesmo sendo uma planta conhecida pelo fácil cultivo, dispensando cuidados especiais para o crescimento, algumas importantes medidas são necessárias para garantir melhores resultados no plantio.
Sempre que uma flor começar a murchar, ela deve ser imediatamente arrancada do vaso, já que só assim poderá dar lugar para uma nova flor nascer. A poda também é fundamental para manter o crescimento e o florescimento da planta.
As margaridas gostam muito de sol, portanto devem ficar posicionadas em local com iluminação o dia todo, ou pelo menos uma parte do dia. Por serem plantas de calor, não é necessário colocar muita água na hora de regar, bastando apenas deixar a terra úmida. Em caso de grandes plantações, é aconselhável separá-las quando aglomerações forem perceptíveis, para evitar a competição por nutrientes.
Outro cuidado importante para garantir flores mais belas e radiantes está no adubo. Para evitar gastos maiores, um composto de restos de alimentos orgânicos complementado com algum fortificante com fósforo já é o suficiente para deixar a planta saudável, condição que é refletida em talos e folhas verdes e firmes.
Alguns sinais de que há algo errado com a planta são folhas amarelas, que podem indicar falta de vitamina ou alguma praga, e também flores mortas antes mesmo de abrir, sinal de falta de água, sol ou adubo.
A característica de excelente para presentear se deve ao significado das flores, que transmitem inocência, pureza, simplicidade, confiança, lealdade e criatividade. Para serem dadas de presente, é possível encontrar as margaridas em floriculturas, que oferecem essas flores em arranjos, buquês ou cestas especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário