quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TUMBÉRGIA ARBUSTIVA



Se você está procurando um arbusto para fazer uma cerca-viva, para plantar junto à muros e cercas, eu super recomendo a Tumbérgia!
(foto de arrasar daqui)
Este arbusto é muito utilizado em projetos de paisagismo, porque além de fornecer uma ótima barreira visual também dá flores roxas lindas, principalmente na primavera e verão.
Outra vantagem é que ela pode ser utilizada (podada ou não) em diversas alturas, em geral de 1,00m até 2,00m (a espécie atinge 2,5m). Na imagem acima a Tumbérgia sem poda, e abaixo ela podada fazendo uma cerca-viva que parece ter uns 2,0m de altura. Olha as flores salpicadas pelo podado que coisa linda!
Não confundir com a Tumbérgia Trepadeira. É parecida, mas como o nome já diz, a outra é uma trepadeira e não um arbusto. Aliás o nome científico do arbusto é Thumbergia erecta. E da trepadeira, Thumbergia grandiflora.
Aqui uma exemplo de uso da Tumbérgia, podada mais alta atrás, com um podado mais baixo de buxinho na frente, e grama-amendoim como forração. “Forração” é sempre uma espécie rasteira que vai “cobrir” a terra, e “podado” é um arbusto “podado” no formato e altura desejados.
Na imagem acima a Tumbérgia sem poda, plantada no jardim lateral de uma casa. Esta espécie deve ser utilizada a pleno-sol ou meia sombra, ou seja, em local que pegue sol o dia todo, ou pelo menos em um período do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário