terça-feira, 21 de janeiro de 2014

orquídeas bambu

Rústicas e muito bonitas, as Orquídeas bambu são utilizadas geralmente em lugares tropicais e se adaptam muito bem em vasos ou no jardim. É importante cuidar para que elas não quebrem, já que normalmente permanecem ao ar livre.
Orquídea Bambu
Orquídea Bambu

Cuidados básicos para cultivar orquídeas

Temperatura: a melhor temperatura para conservar as flores é entre 25º C e 30º C. Essas plantas podem suportar, por pouco tempo, temperaturas muito frias, de 10º C, e até muito quentes, de aproximadamente 40º C.
Solo: o solo deve ser úmido, adubado e preparado com fibras de xaxim, e as raízes das plantas precisam permanecer úmidas.
Luminosidade: apesar de necessitarem de luminosidade, essas flores não podem permanecer expostas à iluminação direta do sol. O ideal é que na maioria do tempo estejam na sombra.
Plantando orquídeas bambu
Plantando orquídeas bambu
Água: essas plantas necessitam de rega a cada dois dias. Em dias frios, a rega pode ser suspensa.
Adubação: o ideal é aplicar adubo inorgânico de duas em duas semanas.
Controle de pragas: para evitar as pragas, deve-se estar sempre atento às plantas. Mesmo assim, caso as pestes se manifestem, é necessário o uso de produtos específicos, encontrados em lojas especializadas.
Podas: devem ser realizadas sempre que necessário, geralmente após as florações.

Reprodução

Jardim de orquídeas bambu
Jardim de orquídeas bambu
A reprodução das orquídeas pode ser feita de quatro maneiras. O primeiro processo é chamado de Simbiótico e é realizado por sementes. Um dia após a fecundação, quando a flor se fecha, seu ovário incha e o trabalho começa.
Nesse procedimento, são originadas de 33 a 500.000 sementes, produzidas por meio de uma cápsula. Já no processo Assimbiótico, a reprodução também é feita por sementes, mas em laboratório. O terceiro método utilizado é conhecido como Meristemático, que também é realizado em laboratório, porém com base no tecido da planta, por divisão celular. O último procedimento é denominado Divisão de Rizomas, por meio do qual o caule da planta, chamado de rizoma, é cortado, formando mudas que são amarradas em galhos ou troncos até se fixarem completamente.

Erros comuns no cultivo das orquídeas

Cultivar orquídeas bambu
Cultivar orquídeas bambu
Embora as orquídeas sejam plantas adeptas à umidade, regá-las em excesso pode matá-las. Outro erro bastante cometido é deixar as flores desprotegidas do vento. Se estiverem plantadas ao ar livre, é importante que existam outras árvores ou plantas por perto para abrigá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário