Toda planta está sujeita à ação de insetos, ácaros e fungos fito patogênicos, agentes que podem ser bastante prejudiciais. Embora o ataque de pragas seja um processo natural, isso pode ser intensificado e tornar-se um grave problema dependendo das condições de cultivo.
Cada espécie possui necessidades específicas de luminosidade e umidade e cuidados quanto ao manuseio que precisam ser atendidos. A precaução mais importante é evitar a exposição a ambientes que estejam propícios aos ataques. Assim, cultive as plantas em locais com boas condições para o seu desenvolvimento, limpe muito bem as tesouras antes de realizar as podas e nunca introduza espécimes contaminados no jardim, pois as pragas podem espalhar-se e contaminar os outros vasos.
No caso de a planta já estar contaminada, algumas medidas podem ser adotadas para controlar a infestação. Primeiro é preciso identificar o que está atacando o vegetal, já que nem todos os métodos de controle são efetivos em todos os casos. Os inseticidas não afetam somente as pragas, sendo nocivos também para insetos benéficos e para os seres humanos. Além disso, os principais ataques são realizados por lagartas, cochonilhas, pulgões, ácaros e fungos, e a maioria dos produtos não os elimina completamente.
Após a identificação do problema, uma alternativa é fazer uma solução inseticida caseira, que deve ser borrifada com frequência nas folhas e nos caules, evitando o contato com as flores e os frutos. Vale ressaltar que os vegetais utilizados para consumo alimentar precisam ser muito bem lavados após o tratamento devido à toxidade das substâncias.
Um dos métodos mais utilizados em jardinagem consiste da mistura de 50 gramas de fumo de rolo em 1 litro de água. O conteúdo é fervido por 25 minutos e resfriado à temperatura ambiente. Outro inseticida bastante aplicado é a calda bordalesa, produzida a partir da adição de 80 gramas de sulfato de cobre e 80 gramas de cal virgem a 10 litros de água. O sulfato de cobre é triturado e colocado em um pano de algodão, como um sachê, dentro de um balde plástico com 8 litros de água. Enquanto isso, é feita uma mistura de cal virgem e 2 litros de água em um recipiente plástico e, após 24 horas de repouso, as duas soluções são misturadas, totalizando um volume de 10 litros.
Mais um cuidado essencial é sempre utilizar equipamentos de proteção ao manipular inseticidas, pois eles podem causar queimaduras e irritação ao entrar em contato com a pele e mucosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário