Topiaria é a arte de podar plantas e arbustos em diversas formas para fins de decoração. É uma prática de jardinagem que dá formas artísticas às plantas e que tem como principal ferramenta tesouras de podar.
Segundos as evidências, essa prática já existia na época dos romanos, tendo crescido, sobretudo, no Renascimento Italiano e atingido seu ápice com André Le Nôtre, o maior paisagista do barroco francês e criador dos jardins de Versalhes (1662). As obras-primas do paisagista tiveram como base o uso de várias espécies (especialmente de buxo).
No período vitoriado, na Inglaterra do século XIX, as formas utilizadas passaram a ser mais arredondadas, como arcos, corações, rombos e meias-luas.
Na década de 60, os americanos criaram uma nova técnica: stuffed. Esse procedimento emprega suportes revestidos com ervas, gramíneas e trepadeiras e permitiu dar novas formas a essa arte, com maior variedade de texturas e cores das esculturas. Essa topiaria é considerada mais fácil de ser feita no jardim e ficou mundialmente conhecida ao ser aplicada nos jardins dos parques Walt Disney.
Cuidados necessários
A topiaria demanda alguns cuidados, como:
- Muitas formas são permitidas, contudo é preciso ter o cuidado de não existirem áreas negativas e côncavas, ou seja, parte alguma da planta deve ficar sem iluminação direta do sol;
- Há de ter cuidado também com a base da escultura. Esta precisa ser mais larga que o topo. Isso evita áreas com falhas;
- As formas mais simples de ser criadas são as cônicas e as espirais;
- Embora diversas espécies arbustivas se prestem a essa técnica, existem algumas plantas que são as mais indicadas. Entre elas: azaleias (Rhododendron simsii), buxinho (Buxus sempervirens), ficus (Ficus benjamina), ligustro (Ligustrum sinense), murta (Murraya paniculata), oleagno (Elaeagnus pungens), pitósporo (Pittosporum tobira), podocarpo (Podocarpus macrophyllus), teixo (Taxus baccata), tuias, cipreste (Cupressus coccinea), e viburno (Viburnum prunifolium).
Características
As particularidades que essas plantas apresentam em comum e que são ignoradas muitas vezes são:
- Possuem crescimento lento a moderado e grande longevidade;
- Apresentam folhas firmes (coriáceas a duras) e perenes e folhagem naturalmente ramificada e compacta;
- São tolerantes a podas frequentes.
- Apresentam folhas firmes (coriáceas a duras) e perenes e folhagem naturalmente ramificada e compacta;
- São tolerantes a podas frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário