Com relatos de aparecimento na América do Norte, as prímulas logo foram levadas para a Europa pelos colonizadores ingleses, de onde se disseminaram por todo o mundo. Suas pétalas de cores vibrantes as tornam ideais para decoração de ambientes internos, como casas e jardins.
Em relação ao significado da flor, o nome prímula vem do latim primus, que significa “primeiro”. Tal referência é ligada à floração da planta, que ocorre no final do inverno, muito antes da maioria das outras espécies.
Na Inglaterra ela foi muito ligada à realeza, especialmente durante o período de governo da Rainha Vitória, o que atribuiu à prímula um significado sublime de beleza, delicadeza, pureza e bondade. Asprímulas apresentam um leve perfume contam com espécies que se apresentam em variadas cores, como branca, amarela, laranja, vermelha, roxa, violeta, entre outras, sendo o núcleo da planta geralmente amarelo.
Quando utilizada para decorações, deve-se atentar para não misturar as cores de prímulasaleatoriamente, para não perder a harmonia do arranjo. Como são plantas de porte baixo, medindo entre 20 e 30 centímetros de altura, elas também se adaptam muito bem aos vasos que, se colocados próximos a janelas, contribuem para a exuberância da planta, possibilitando a recepção de bastante luz.
A prímula é uma flor muito frágil que necessita de diversos cuidados ao ser cultivada, principalmente durante o seu manuseio. O cuidado na manipulação da planta é fundamental para uma maior durabilidade e preservação de sua beleza.
Uma das dicas mais importantes é não permitir o contato direto da prímula com os raios solares. As condições ideias para o cultivo são sob meia sombra, em um solo bastante fértil, drenável, constantemente úmido e, de preferência, enriquecido com matéria orgânica.
O clima preferido da planta é o temperado e subtropical, o que explica a necessidade da prímula de crescer em ambiente arejado e longe de ventos fortes. No entanto o cultivo também é possível em locais mais quentes, o que torna seu desabrochar anual.
Além de lindas flores de decoração, as prímulas também têm outras utilizações muito curiosas. Suas pétalas são comestíveis e apresentam um sabor adocicado e suave, incrementando refinados pratos culinários. Elas podem ser utilizadas também para fins medicinais, visto que têm poder para tratar stress e hiperatividade e para reduzir os efeitos da tensão pré-menstrual. Existem ainda indícios do poder daprímula para inibir o envelhecimento, regular as taxas de colesterol, combater diversos tipos de infecções e auxiliar no combate a males cardíacos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário