O jardim de inverno, também conhecido como jardim interno, pode ser implantado em qualquer lugar vago de casas ou apartamentos para complementar a decoração. Normalmente, esse tipo de jardim é montado embaixo de escadas, sacadas, corredores, banheiros ou espaços anexos à sala de estar e de jantar.
Para fazer um canteiro e plantar as flores diretamente na terra, a profundidade e a drenagem devem ser pensadas de forma cuidadosa. O revestimento do canteiro pode ser feito com diversos materiais, como pedra, gravilha, brita, granito, argila expandida e substrato. Os vasos são outras boas opções e também produzem um lindo efeito na decoração.
Antes de começar a montar o jardim, é preciso fazer um bom planejamento para instalá-lo em locais com boa luminosidade e ventilação. O ideal é colocá-lo perto de janelas ou portas de vidro, a fim de que as plantas recebam luz natural.
A escolha da vegetação depende da luminosidade e de sua capacidade de adaptação aos ambientes internos. Entre as plantas, a samambaia, a palmeira-ráfia, a palmeira-camedória, a lança-de-São-Jorge, o míni cacto, a zamioculca e as suculentas são ótimas opções. Já entre as flores, a begônia, a bromélia e o antúrio são espécies que vivem bem em locais fechados.
A manutenção desses espaços deve ser feita com técnicas simples de jardinagem, semelhantes às realizadas em jardins convencionais. É preciso regar conforme a necessidade de cada espécie, retirar as folhas mortas e aplicar adubo de acordo com a indicação recomendada para cada flor ou planta.
Depois de montar o jardim de inverno, se quiser deixá-lo ainda mais charmoso, é possível investir em alguns detalhes, como vasos feitos de vidro, concreto, fibra ou cerâmica, fontes de água, lareiras ecológicas e míni esculturas próximos ao canteiro. Para destacar a beleza das flores, vale instalar um conjunto de iluminação, com arandelas e espetos de luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário