As flores são capazes de trazer vida, beleza e alegria a todo ambiente. No entanto, para conseguir manter a saúde das plantas, é indispensável adotar alguns cuidados que começam antes mesmo dajardinagem. Ao escolher a espécie, deve-se buscar conhecer todas as suas peculiaridades, sobretudo no que diz respeito à quantidade de sol de que ela precisa e se o local escolhido atende a essa necessidade.
As plantas produzem seu próprio alimento por meio do processo químico denominado fotossíntese, que consiste basicamente na transformação de energia luminosa em glicose e oxigênio. Portanto todas precisam da luz solar para sobreviver e crescer fortes e viçosas. Mas há algumas espécies que demandam mais sol do que outras: as chamadas helófilas. Conheça algumas dessas flores e curiosidades a seu respeito:
Azaleia
É originária da China e do Japão e adaptou-se muito bem ao clima quente do Brasil. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, formando cercas vivas. Apesar de ter flores delicadas, é resistente e não floresce dentro de casa, visto que necessita de pelo menos quatro horas por dia de luz solar para crescer.
Girassol
Planta imponente de flores grandes e bonitas, pertence à família das Asteráceas e é famosa pelo seu movimento em direção ao sol, chamado heliotropismo. Embora tenha origem na América do Norte e Central, é cultivada em todos os continentes. Com ciclo de vida de 4 a 5 meses, o girassol necessita de muito sol para crescer e florescer e deve ser semeada todos os anos.
Sempre-viva
Pertencente à mesma família dos girassóis, pode durar até 50 anos e tem esse nome por ser capaz de manter a mesma cor e aspecto até depois de seca. Fácil de cultivar, gosta de lugares com muito sol e bem secos.
Onze-horas
Natural da América do Sul, recebeu esse nome por sempre começar a abrir suas pétalas em torno das onze horas da manhã. Precisa de locais secos e de pelo menos 5 horas diárias de sol para desenvolver-se.
Petúnia
Proveniente da América do Sul, floresce sempre no verão e na primavera. Com grande variedade de cores, é uma das plantas mais usadas em jardins. Para crescer e manter-se saudável, precisa de 4 horas de luz solar plena diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário